Arquitetura brasileira foi protagonista na Missão Comercial ao Peru, evento do Built by Brasil, que busca divulgar trabalhos nacionais no exterior e gerar negócios

Crédito: acervo pessoal do Built by Brazil
A arquitetura do Brasil ficou em evidência com a Missão Comercial ao Peru, evento organizado pelo Built by Brazil – programa idealizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) – entre os dias 9 e 11 de outubro.
A realização envolveu diferentes atividades, como um tour arquitetônico pela cidade de Lima sob a coordenação e acompanhamento do CAP (Colegio de Arquitectos del Perú) e uma reunião na embaixada brasileira com o setor comercial.
“Fizemos mais de 60 reuniões em uma rodada de negócios na embaixada do Brasil em Lima, com potenciais compradores selecionados por uma empresa especializada, conforme o perfil de cada participante”, ressalta Bárbara Kelch Monteiro, gerente do Built by Brazil.
Exposição, feira e palestra
Mas a “cereja no bolo” ficou por conta da exposição “Um olhar sobre a atual arquitetura brasileira”, no Centro Cultural Brasil-Peru. Na mostra – que ficou aberta ao público até o dia 27 de outubro – foram apresentadas fotos de obras tiradas por Ana Mello, Daniel Ducci, Fernando Guerra, Leonardo Finotti, Nelson Kon, Pedro Vannucchi e Roberto Afetian.
As ações no Peru foram finalizadas com uma visita à Feira de Construção EXCON e com a apresentação da Palestra Internacional “Panorama de la Actual Arquitectura: Caso Brasil”.
“Participamos de entrevistas no programa Mundo Empresarial, do Canal N, e na rádio Filarmonia. Para a despedida, encerramos com um jantar de confraternização”, complementa Monteiro.
Progresso e expectativas
Segundo a gerente do Built by Brasil, as ações desenvolvidas ao longo de 2017 divulgaram a arquitetura brasileira em outros países por meio de exposições de projetos, reuniões com entidades, convites para palestras em feiras do setor, mais de 200 reuniões com empresários e potenciais clientes, além de memorandos de entendimento assinados pelos distintos órgãos de arquitetura.
“Como consequência, temos uma estimativa de negócios de aproximadamente 4 milhões de dólares para o próximo ano”, completa Monteiro.
O planejamento para 2018, inclusive, está a todo vapor. Para a ArqInvest, por exemplo, o programa deverá trazer potenciais compradores para visitas técnicas e rodadas de negócios com os arquitetos brasileiros. “Teremos uma nova missão comercial. Desta vez, iremos à Colômbia”, informa a gerente.
Sobre o Built By Brasil
O objetivo do programa é fortalecer a imagem da arquitetura do Brasil no mundo, incentivando divulgações e contribuindo para a geração de negócios no setor entre os profissionais de arquitetura, empresas e áreas correlacionadas.